Nova chamada do Programa Helmut Schmidt

Está disponível a nova chamada do Programa Helmut Schmidt, voltado à formação de profissionais nas áreas de Políticas Públicas e Boa Governança. O DAAD concede bolsas para oito cursos de master na Alemanha, com duração entre dois e quatro semestres. A maioria deles tem aulas ministradas em inglês. Em 2022, as inscrições estarão abertas de 01/06 a 31/07 para jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. Além da graduação completa até o momento da candidatura, é necessário ter rendimento acadêmico excelente e bons conhecimentos de alemão ou inglês. Os selecionados ganham bolsa mensal no valor de 931 euros, auxílio para passagem aérea, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de até seis meses na Alemanha. O principal objetivo é a formação de profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Confira todos os detalhes em português na página do DAAD do Brasil aqui.

As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em setembro/outubro de 2023. Os candidatos podem escolher entre cursos em inglês ou alemão oferecidos por oito instituições alemãs:

Hochschule Bonn-Rhein-Sieg | Analysis and Design of Social Protection Systems (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Magdeburg | Peace and Conflict Studies (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Passau | Development Studies (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Duisburg-Essen | Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt | Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
Hochschule Osnabrück | Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)
Universität Passau | Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
Universität Potsdam | Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)
Informação sobre o programa do DAAD da Alemanha:

Candidatura e pré-requesitos: www.daad.de/ go/en/stipa50026397
O programa: https://static.daad. de/media/daad_de/pdfs_nicht_ barrierefrei/in-deutschland- studieren-forschen-lehren/ ausschreibung_helmut-schmidt- programm_en.pdf