Bolsas MAEC-AECID 2023-2024

Neste âmbito, dois programas de bolsas estão abertos a cidadãos moçambicanos:

  • O Programa AFRICA-MED que conta com as seguintes modalidades de bolsa (ver o documento anexo de resumo para mais informações):
    • Mestrados oficiais ou próprios para funcionários públicos ao serviço de Instituições públicas, incluindo Universidades
    • Estadias de investigação em Universidades, centros do CSIC ou outras instituições de I&D para investigadores e professores universitários
    • Estágios (em empresas, instituições públicas ou privadas de todo tipo, festivais, etc.) para qualquer cidadão (requisitos definidos pela entidade de acolhimento)
    • Mestrado Ensino de Espanhol para funcionários públicos ao serviço de Instituições públicas, incluindo Universidades
  • O Programa Escola Diplomática de bolsas para o Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais da Escola Diplomática da Espanha para funcionários públicos (ver Anexo de Resumo para mais informações).


O período de candidaturas para AFRICA-MED é de 24 Janeiro a 10 Fevereiro de 2023, e para a Escola Diplomática de 7 de março a 22 de março de 2023.

Toda as informações disponíveis e respectivos documentos se encontram no site da agência espanhola AECID: https://www.aecid.gob.es/es/Paginas/DetalleProcedimiento.aspx?idp=466
Participe da Videoconferência Webex - Sessão Informativa sobre as Bolsas PROGRAMA ÁFRICA MED 2023-2024 no dia 26 de Janeiro às 10 horas.
Link: https://mauc.webex.com/mauc/j.php?MTID=me4e47089659965a45ab7f8936a46b58d

Não duvidem nos contactar para consultas e mais informações através dos e-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. (AECID) ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. (Embaixada)

Para mais detalhes veja os documentos abaixo:

CV 2023-24 para países de América Latina, Africa y Asia

PRESENTACION BECAS MAEC-AECID PROGRAMA AFRICA-MED 2023 2024

PRESENTACION BECAS MAEC-AECID PROGRAMA AFRICA-MED 2023 2024_ESPAÑOL

PRESENTACION BECAS MAEC-AECID PROGRAMA AFRICA-MED 2023 2024_INVESTIGACION

PRESENTACION BECAS MAEC-AECID PROGRAMA AFRICA-MED 2023 2024_PRACTICAS

PRESENTACION BECAS MAEC-AECID PROGRAMA ESCUELA DIPLOMATICA 2023 2024

RESUMEN BECAS MAEC-AECID PROGRAMA AFRICA-MED 2023 2024

RESUMEN BECAS MAEC-AECID PROGRAMA ESCUELA DIPLOMATICA 2023 2024

Bolsa de Estudos Alcinda Honwana

Bolsa de Estudos Alcinda Honwana

APELO A CANDIDATURAS PARA O ANO LECTIVO 2023/2024

A candidaturas à Bolsa de Estudos Alcinda Honwana para o ano lectivo 2023/2024 estão abertas de 1 de Setembro a 14 de Outubro de 2021.

Podem ser beneficiárias da bolsa, estudantes do sexo feminino admitidas a cursos de pós-graduação (a nível de Mestrado) nas áreas das Ciências Sociais e Ciências Naturais e Matemática, nas universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica de Maputo, que reúnam os requisitos mencionados abaixo.

Requisitos

1. Ser estudante a tempo inteiro
2. Possuir nacionalidade moçambicana
3. Ter sido aceite num curso de pós-graduação, nas áreas indicadas acima, no ano da candidatura
4. Ter terminado a licenciatura com uma média igual ou superior a 14,0 valores
5. Não possuir habilitações literárias iguais, superiores ou equivalentes ao nível de mestrado
6. Não ter idade superior a 29 anos de idade
7. Não ser beneficiária de outra bolsa de estudos

A candidaturas à bolsa de estudos deverão ser submetidas electronicamente na plataforma existente nos portais das Universidades Pedagógica de Maputo e Eduardo Mondlane.

As candidaturas para o ano lectivo 2023/2024 deverão ser submetidas até SEXTA-FEIRA, 14 de OUTUBRO de 2022 às 11:59h GMT

Documentação Necessária para a candidatura

1. Ficha de Candidatura devidamente preenchida

  • A ficha de candidatura encontra-se disponível na plataforma dos portais das universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica de Maputo. A ficha é eletrónica e deve ser preenchida online.
  • Os documentos abaixo indicados deverão ser anexos electronicamente na plataforma existente nas universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica de Maputo.   

2. Curriculum Vitae (CV) da candidata

  • Para além dos elementos ligados a carreira académica e profissional da candidata, o CV pode incluir também aspectos ligados a interesses não académicos e de natureza social e cultural, como o engajamento associativo, artístico etc.

3. Exposição narrativa sobre os interesses académicos, a situação familiar e financeira da candidata (máximo 2 páginas A4)  

  • A exposição narrativa tem por objectivo dar a conhecer a candidata, apresentando os seus interesses académicos, as suas ambições e perspectivas profissionais depois da formação.
  • A exposição narrativa deve também incluir informação sobre a situação familiar e financeira da candidata, indicando as razões pelas quais a bolsa de estudos é imprescindível para ela poder fazer o curso a que se propõe.
  • A exposição narrativa constitui uma oportunidade para a candidata apresentar os argumentos que fazem dela uma excelente escolha para esta bolsa.
  • A exposição narrativa deve ser clara, concisa e bem estruturada.

4. Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou outro documento de identificação oficial (Passaporte ou Certidão de Nascimento)

5. Fotocópia autenticada do certificado de habilitações literárias do nível anterior (licenciatura)

  • Este deve ser o documento oficial obtido pela faculdade da universidade onde a estudante terminou o curso.

6.  Comprovativo de aceitação à frequência do curso de Mestrado

  • Este deve ser o documento oficial providenciado pela faculdade da universidade em que a candidata foi aceite para o curso de mestrado.

7.  Protocolo de pesquisa para o curso de Mestrado

  • protocolo de pesquisa a juntar ao processo é o mesmo documento submetido pela estudante na sua candidatura ao curso de mestrado, de acordo com as normas e requisitos da faculdade.

8.   Carta de Recomendação

  • A carta de recomendação deverá ser escrita por um dos professores da estudante durante o curso de licenciatura. A carta deve atestar o histórico da candidata indicando características como a curiosidade intelectual, a assiduidade na frequência das aulas, participação nas actividades académicas etc.

9.     Declaração de rendimentos (do agregado familiar)

  • A declaração de rendimentos é necessária para avaliar a situação financeira da candidata e da sua família imediata (pai, mãe, esposo, ou outros familiares de quem a candidata depende). A declaração deverá incluir as cartas oficiais do(s) local(is) de trabalho.

10.  Declaração de residência com indicação dos membros do agregado familiar

  • A declaração de residência com indicação dos membros do agregado familiar deverá ser um documento oficial obtido junto às estruturas do bairro onde reside.

11.  Factura proforma indicando o custo anual do curso

  • A factura devera ser obtida junto a faculdade da universidade onde a estudante foi aceite para frequentar o curso de mestrado, e deverá incluir todos os custos relativos à frequência do curso na universidade no ano lectivo indicado.

As candidaturas submetidas fora do prazo, e as candidaturas incompletas não serão consideradas.

Para mais informações relativas ao processo de submissão de candidaturas, por favor contacte as universidades através dos seguintes endereços electrónicos: UPM Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | UEM Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | www.bolsaalcindahonwana.com

Abertura de Concurso - Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal - nível de Mestrado e de Doutoramento - atribuídas anualmente, por intermédio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

O Programa de Bolsas de Estudo Cooperação Portuguesa, dirige-se a cidadãos Moçambicanos para frequência em cursos de nível de Mestrado e Doutoramento em instituições públicas Portuguesas de ensino superior.

Candidaturas a Bolsas de Estudo para Formação em Portugal (Mestrado e Doutoramento)

Data limite para entrega de candidaturas: 06 de julho de 2022

Local de entrega de Candidaturas: Instituto de Bolsas de Estudo (ver morada no edital) ou nos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais para quem se encontra nas Províncias fora de Maputo.

 

Documentos necessários para a candidatura:

  1. Cópia do documento de identificação do candidato (Passaporte ou Bilhete de Identidade) válido e autenticada pelo Cartório Notarial e certificadas/reconhecidas pela Direção Nacional dos Registos e Notariado (Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
  2. Carta de aceitação ou certificado de matrícula no respetivo curso, para os candidatos que iniciam a formação no ano letivo em que se candidatam autenticada pelo Cartório Notarial e certificadas/reconhecidas pela Direção Nacional dos Registos e Notariado (Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação;
  3. Cópia autenticada e devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano do certificado de habilitações de Licenciatura e Mestrado, com discriminação das disciplinas, classificações e média (escala de 0 a 20 valores) e parecer do Orientador da Dissertação para os candidatos que já tenham concluído o 1º ano do respetivo curso de mestrado;
  4. Declaração da entidade empregadora, no país de origem, que ateste a utilidade da bolsa para a capacitação da própria entidade, quando aplicável;
  5. Formulário de candidatura CICL para o nível de Mestrado/Doutoramento e Declaração de Compromisso de Honra devidamente preenchidos e assinados pelo candidato. Disponível aqui.
  6. Declaração para efeitos de Propina disponível no site da Embaixada de Portugal em Maputo para os diferentes níveis:
  7. Declaração de morada provisória em Portugal disponível no site da Embaixada de Portugal em Maputo; (ver aqui)
  8. Declaração de utilização de documentos de identificação, disponível no site da Embaixada de Portugal em Maputo; (ver aqui)

Edital de Abertura do concurso acessível aqui. (ver aqui)

 Nível de Mestrado
- Subsídio mensal de manutenção: 710,00€;
- Subsídio anual de propinas: 1100,00€;
- Subsídio único de instalação: 275,00€.

 Nível de Doutoramento
- Subsídio mensal de manutenção: 870,00€;
- Subsídio único de propinas: até 1650,00€;
- Subsídio único de instalação: 275,00€. (pago a todos/as os/as bolseiros/as uma única vez, durante a duração da bolsa)

 

8º concurso de bolsas do programa "Ciência pelas Mulheres"

A Fundação Mulheres para África lança o 8º concurso de bolsas do programa "Ciência pelas Mulheres", destinado a seleccionar 22 mulheres cientistas africanas seniores para serem integradas em 21 centros espanhóis de investigação de topo nas seguintes áreas: saúde e biomedicina, agricultura e segurança alimentar, água, energia e alterações climáticas.
O prazo de candidatura: 30 de Setembro.
Até agora, mais de 100 bolseiros beneficiaram de estadias de investigação de seis meses que contribuíram para reforçar a sua liderança na investigação científica e transferência de tecnologia.
Pode encontrar a apresentação bem como as regras e orientações no link: https://mujeresporafrica.es/8th-edition-science-by-woman/
O objectivo final do programa é permitir que as mulheres investigadoras africanas desempenhem um papel de liderança na transição de África para uma economia baseada no conhecimento e orientada para a inovação.
A Fundação Mulheres para África é uma entidade privada que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de África através do empoderamento das suas mulheres.

 
Para mais informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Nova chamada do Programa Helmut Schmidt

Está disponível a nova chamada do Programa Helmut Schmidt, voltado à formação de profissionais nas áreas de Políticas Públicas e Boa Governança. O DAAD concede bolsas para oito cursos de master na Alemanha, com duração entre dois e quatro semestres. A maioria deles tem aulas ministradas em inglês. Em 2022, as inscrições estarão abertas de 01/06 a 31/07 para jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. Além da graduação completa até o momento da candidatura, é necessário ter rendimento acadêmico excelente e bons conhecimentos de alemão ou inglês. Os selecionados ganham bolsa mensal no valor de 931 euros, auxílio para passagem aérea, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de até seis meses na Alemanha. O principal objetivo é a formação de profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Confira todos os detalhes em português na página do DAAD do Brasil aqui.


As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em setembro/outubro de 2023. Os candidatos podem escolher entre cursos em inglês ou alemão oferecidos por oito instituições alemãs:

Hochschule Bonn-Rhein-Sieg | Analysis and Design of Social Protection Systems (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Magdeburg | Peace and Conflict Studies (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Passau | Development Studies (curso em inglês, quatro semestres)
Universität Duisburg-Essen | Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt | Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
Hochschule Osnabrück | Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)
Universität Passau | Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
Universität Potsdam | Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)
Informação sobre o programa do DAAD da Alemanha:

Candidatura e pré-requesitos: www.daad.de/ go/en/stipa50026397
O programa: https://static.daad. de/media/daad_de/pdfs_nicht_ barrierefrei/in-deutschland- studieren-forschen-lehren/ ausschreibung_helmut-schmidt- programm_en.pdf

Contacte-nos

  • REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique
  • (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2
  • (+258) 21 31 21 13
  • griup.ac.mz@gmail.com